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quinta-feira, 28 outubro, 2021

Concessão de rodovias pode diminuir tarifas de pedágios em 50% no Paraná

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Plano do Ministério da Infraestrutura para novo modelo de concessões visa obter investimentos privados bilionários e baratear serviços

Nesta quarta-feira (11) houve o lançamento do projeto para o novo modelo de concessões de rodovias no Paraná, que pode obter investimentos privados estimados em até R$43 bilhões, nos próximos sete anos. O evento contou com a presença do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, segundo a Agência Brasil.

O novo modelo de concessões de rodovias federais no Estado define como vencedor da licitação aquela empresa que oferecer a menor tarifa, sem limite de descontos. Pelo modelo antigo venciam os consórcios que oferecessem o maior valor de outorga, com descontos de até 17% mas tarifas.

Há expectativa de que dos 3.327 km que serão concedidos, haja duplicação de ao menos 1.783 km, devido a exigências contratuais junto aos consórcios que vencerem os leilões. Atualmente, 36% das estradas com pista dupla estão sob gestão da iniciativa privada, porém, esse montante deve chegar a 90%.

O acordo foi possível através de negociações entre o Governo Federal, o Congresso Nacional e a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), pois dos km a serem leiloados, 65% pertencem a União e 35% ao Estado. O Governador Ratinho Junior também participou do evento.

Com informações de Agência Brasil e Twitter do Ministério da Infraestrutura


O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.

Roberto Campos

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