Dicas de como economizar ainda mais nas compras em mercados durante a pandemia

Ir ao supermercado sempre sai caro e durante a pandemia o custo de vida aumentou bastante. Até mesmo os alimentos mais essenciais tiveram aumentos exorbitantes nos últimos meses. Pensando nisso, a Revista Esmeril separou algumas dicas de como economizar nas idas ao supermercado, mantendo a sua qualidade de vida.

Monte sua lista de compras

Essa é uma das principais dicas para economizar dinheiro no supermercado. Faça uma lista da semana, quinzena ou do mês, verifique quais itens você ainda tem em casa e adicione na lista apenas o que será necessário até a próxima ida ao supermercado. Evite acrescentar coisas supérfluas, pois, são esses itens que vão pesar bastante no orçamento que você terá na próxima ida ao supermercado ou na sua economia.

Faça um orçamento com valor máximo

Antes de fazer as compras você precisa fazer um orçamento para evitar os gastos desnecessários e definir quanto poderá gastar no supermercado naquele dia, para que isso não possa atrapalhar o orçamento da sua casa e não ultrapassar o planejamento financeiro da sua casa. Por isso, se você ainda não tem um planejamento financeiro, é importante começar a pensar em ter um. Algumas planilhas de gastos mensais (APPS) podem te ajudar com isso.

Não esqueça de levar uma calculadora e ir somando os produtos ao colocar no carrinho para não ter surpresa no caixa na hora de pagar.

Não vá ao supermercado com fome

Parece clichê, mas é real. Se você estiver com fome e for ao supermercado as chances de você comprar algo que não precisa e gastar demais são altíssimas. Isso se deve ao nosso cérebro que não funciona direito quando estamos de barriga vazia. Na dúvida, se alimente antes de ir ao supermercado.

Procure por ofertas nos supermercados

Você pode procurar ofertas pelos anúncios na televisão quanto pelos aplicativos do supermercado ou panfletos. Além disso, sempre que possível procure por supermercados mais baratos na sua região como os atacadistas que possuem preços acessíveis para quem compra no varejo. Verifique também os melhores dias de frutas, verduras, carnes etc, por exemplo.

Não compre por impulso

promoções são ótimas, mas também podem causar bolas de neve no seu orçamento. Não é porque algo está muito barato, quase de graça que você deve comprar. Lembre-se que antes de tudo deve haver necessidade do item, se vai usá-lo, validade etc. De nada adianta estocar produtos de promoção que vão ficar guardados na despensa.

Procure apenas o que precisa

Nada de ficar procurando coisas supérfluas nos corredores do supermercado. Vá direito ao que interessa e pegue apenas o que está na lista, dentro do orçamento.

Se possível faça as compras sozinha e não leve as crianças. O supermercado é uma tentação para os pequenos e um prejuízo para os papais.

Experimente novas marcas

A gente sempre associa marcas mais conhecidas com qualidade, mas isso nem sempre é verdade. Não hesite em dar uma chance para as marcas próprias do supermercado ou marcas menos conhecidas, pois elas costumam ser mais baratas e você pode se surpreender com a qualidade de algumas.

Sempre confira os preços

Não esqueça de conferir os preços dos produtos nas prateleiras e verificar suas informações. Também fique atenta aos itens enquanto são passados no caixa e confira a nota fiscal para ver se algum produto foi cobrado a mais.

Espero que tenha gostado das dicas de como economizar no supermercado. Boas compras!


Com trabalho, inteligência e economia só é pobre quem não quer ser rico.

– Marquês de Maricá

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar