Dicas de clássicos literários para fomentar o desenvolvimento saudável do imaginário do seu filho. 

Que mãe nunca quis contar historinhas para seu filho antes de dormir ou durante um momento de interação com a família? Um momento tão prazeroso que auxilia no desenvolvimento, criatividade, imaginário e na ampliação do conhecimento; enriquece o vocabulário, aprimora a escrita, auxilia na habilidade de comunicação e melhora a interpretação , necessária para o aprendizado formal. 

Pensando nisso, separei algumas dicas de livros para ajudar na imaginação da criançada e na escolha das mamães. 

FÁBULAS DE ESOPO

São fábulas que usam animais com características humanas, desde trejeitos até pensamentos, e que buscam passar ensinamentos e lições de moral para as crianças. 

As fábulas mais famosas são: A raposa e as uvas, A lebre e a tartaruga e O corvo e o jarro. 

Compre a edição da Martins Fontes com 8% de desconto (por tempo limitado) clicando aqui.

OLIVER TWIST, DE CHARLES DICKENS

Oliver é um pequeno órfão que nasceu em uma cidadezinha da Inglaterra no início do século XIX, foi acolhido pela Paróquia de São Pedro até os dez anos, quando foi enviado para outra instituição da qual foi expulso  por pedir mais comida. 

Sua vida muda ao ser encontrado pelo rico e caridoso Mr. Brownlow. 

Uma incrível história de fé e superação! 

Para adquirir o livro com 3% a 21% de desconto, clique aqui. Por tempo limitado.

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, DE MARK TWAIN

Tom é um jovem órfão que vive com sua tia Polly, seu irmão Cid e sua prima Mary, num vilarejo às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos da América.

Jovem de bom coração e muito esperto, viverá emocionantes aventuras ao lado do seu melhor amigo Huckleberry Finn, que mora na rua e vive pedindo esmolas. 

Será durante uma de suas brincadeiras que tudo se tornará bem real e aterrorizante. 

Compre com 11% de desconto (por tempo limitado) clicando aqui.

O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Um dos melhores clássicos de todos os tempos, O Pequeno Príncipe narra a estória de um homem com um príncipe. O personagem é frustrado com seus desenhos, pois ninguém nunca havia conseguido interpretar suas artes, até que o príncipe pede que ele desenhe um cordeiro numa folha de papel. 

Ao longo da estória, o príncipe narra suas aventuras. É um livro que vale a pena ler por suas questões filosóficas e ensinamentos. 

Clique aqui para comprar com 4% de desconto, por tempo limitado. 

O AVARENTO, DE MOLIÈRE

Harpagão é um velho avarento, pão-duro e mesquinho. Louco por dinheiro, decide casar o filho com uma viúva rica e a filha com um homem rico.  

Cléante, filho de Harpagon, está apaixonado. Deseja se casar com Mariane, uma garota pobre e órfã, mas tem medo que o pai não aceite o casamento porque a garota não tem dinheiro. 

O que Cléante não sabe é que o pai está interessado em Mariane e que deseja se casar com ela. 

Seu criado, Valère, é apaixonado por sua filha, Élise. Ele tem certeza de que é descendente de uma família nobre, mas enquanto não prova sua linhagem, Valère tenta conquistar a afeição do patrão o bajulando o tempo todo.

Compre com 7% de desconto (por tempo limitado) clicando aqui.

O JARDIM SECRETO, DE FRANCES HODGSON BURNETT

Nesse clássico da literatura inglesa, uma garota e seu primo se tornam amigos ao descobrirem um jardim secreto cheio de mistérios e aventuras. 

Mary nasceu na Índia e foi criada por uma babá da qual recebia todos os cuidados de seus criados, mas após uma epidemia de cólera e a morte de seus pais, sua babá teve que ir morar na Inglaterra com seu tio, Archibald Craven, que passou a ser seu guardião, mas que a tirou dos cuidados da babá e deixou aos de sua criada, Marta. 

Não demorou muito para que Mary encontrasse seu primo Colin, que estava muito doente e por isso todas as suas vontades eram atendidas, menos por Mary que não sentia pena dele.

No decorrer da estória, mostra como encontraram o jardim, os cuidados, a libertação e não aceitação de Mary sobre a doença do seu primo, que a fez não desistir dele. 

Compre a edição da Companhia das Letras clicando aqui.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, DE C. S. LEWIS

Um dos melhores clássicos da literatura, é formado por vários livros, mas  recomendarei um em especial: O leão, a Feiticeira e o Guarda – Roupa. 

Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial. Abrigados na casa de um professor, eles costumam brincar de esconde-esconde. Até que em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que os leva ao mundo de Nárnia.

Um mundo com seres mágicos que já viveu tempos de paz, mas que está num temeroso inverno sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis. Ao conhecerem o leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis. 

Um clássico que requer muita atenção, imaginação e interpretação aos detalhes. 

Um dos melhores que eu já li. 

Compre com 7% de desconto (por tempo limitado) clicando aqui.

UM CONTO DE NATAL, DE CHARLES DICKENS

Scrooge é um homem avarento e que abomina o Natal. Na véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu falecido ex-sócio Jacob Marley, que diz que seu espírito não pode descansar em paz porque não foi generoso em vida, mas que terá uma chance e que para isso receberá a visita de mais três espíritos. 

Os espíritos que representam passado, presente e futuro, trazem lembranças e lições que tornam Scrooge em um novo homem, não apenas na forma de ver e tratar as pessoas, como também na sua visão sobre o natal. 

Compre com 9% de desconto (por tempo limitado) clicando aqui.

OUTROS CONTOS

Há também os clássicos como Branca de Neve, Cinderela, Quebra Nozes, Pinóquio, Pele de Asno, A Bela e a Fera, Rapunzel etc., que são ótimos para o imaginário da criançada, além de que alguns aplicam lições de boa moral e são vendidos desde pequenos livretos, até livros de contos completos. 

Não importa se a leitura é de 10, 20 ou 30 minutos, cada segundo que você passa com seu filho é válido e fortalece ainda mais o laço e afeto entre vocês, além de ajudar no desenvolvimento intelectual e psicológico. 

Boa leitura!


Literatura é a linguagem carregada de significado.

– Ezra Pound

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar