23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

CIÊNCIA | Maior bactéria já encontrada pode medir até dois centímetros de comprimento

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

A criatura gigantesca foi encontrada por um biólogo num manguezal no Caribe

O comprimento médio dessas criaturas unicelulares varia entre 2 a 5 µm (micrômetros); encontrar uma bactéria com impressionantes 2 cm de comprimento, portanto, é como descobrir a existência de uma tanajura com as dimensões de uma baleia-azul. Esta foi a sensação do biólogo marinho Olivier Gros e de sua equipe quando se depararam com uma enorme bactéria numa região de manguezais no Caribe.

Manguezais no mar do caribe  — Foto de Pakhnyushchyy

O achado ocorrera há dez anos, mas só recentemente a espécie foi completamente caracterizada. A descoberta, publicada num artigo na revista bioRxiv, ainda não passou por rigorosos processos de revisão da comunidade científica; no entanto, a tanajura do tamanho de uma baleia-azul foi recebida com entusiasmo proporcional ao seu tamanho.

A bactéria, que crescia sob a forma de longos e finos filamentos sobre folhas em processo de decomposição, tem uma única célula que cresce até 2 cm de comprimento e, ipso facto [extraordinário], pode ser vista a olho nu. A criatura tem dimensões cerca de 5 mil vezes maiores do que a maioria dos outros micróbios, e implica numa expansão dos limites de tamanho conhecidos pelos cientistas em cerca de dez vezes.

“Muitas vezes, as bactérias são consideradas formas de vida pequenas, simples e não evoluídas. Mas esta bactéria mostra o quanto isto está longe da realidade”.

Chris Greening à revista Science

A nova espécie de bactéria, batizada de Thiomargarita magnifica, tem cerca de 11 milhões de bases e 11 mil genes no seu DNA, como revelado no artigo. Esta quantidade é três vezes maior do que o genoma das bactérias comuns.


Com informações do portal TecMundo, do artigo bioRxiv e da revista Science.


“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso”.

Aristóteles

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img