23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

CIÊNCIA | Conheça 5 pontos mais distantes e inacessíveis da Terra

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Um deles está no Brasil

Até o século XX, quando a tecnologia dos satélites possibilitou um mapeamento praticamente total da superfície da Terra, as pessoas comuns — e os cientistas também — especulavam sobre a existência de misteriosos lugares longínquos. Na cultura popular, histórias de viagens ao desconhecido, onde criaturas e civilizações nunca antes vistas habitavam, causavam sensação.

É fácil lembrar de Robinson Crusoé que, apesar de não viver suas aventuras em um lugar desconhecido, possivelmente foi o primeiro arquétipo, na literatura moderna, do sobrevivente; ou do jornalista Ed Malone que, na companhia de uma pequena equipe de aventureiros, embarcou numa viagem aos confins da América do Sul a fim de comprovar a teoria do professor Challenger: a existência de um mundo perdido.

Selecionamos aqui, baseados no conceito geográfico de polo de inacessibilidade, alguns dos pontos da superfície da Terra cujo acesso é desafiador. São lugares cuja localização está a uma máxima distância do litoral mais próximo.

Ponto Nemo

Os seres humanos mais próximos do Ponto Nemo são os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, a mais de 400 Km de altitude

Também chamado de polo de inacessibilidade do Pacífico, o Ponto Nemo é o local sobre a superfície da Terra mais distante de qualquer continente, ilha ou porção de terra de qualquer dimensão. Ele está localizado a mais de 2.866 Km de um grupo de ilhas igualmente remotas.

O nome do sítio faz referência ao Capitão Nemo, personagem antagonista do romance Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), do escritor francês Júlio Verne. Ao lado de Arthur Conan Doyle, Verne fora um dos grandes exploradores do tema do desconhecido na literatura. “Nemo”, em latim, quer dizer “ninguém”, designação perfeitamente apropriada para o ponto mais isolado da superfície da Terra.

Ilha de Páscoa

Os Moais, símbolo da Ilha de Páscoa, são estátuas gigantes construídas pelo povo Rapanui entre 1.250 e 1.500

Partindo do Ponto Nemo em sentido Nordeste, chega-se à Ilha de Páscoa, localizada a mais de 2.800 Km daquele sítio. A ilha, que fora visitada pelo primeiro europeu na primeira metade do século XVIII, é mundialmente famosa pelas estátuas de pedra porosa conhecidas como Moais.

A Ilha de Páscoa está a 3.700 Km da costa do Chile, país sob o qual está administrativamente dependente. A ilha, embora distante de qualquer porção de terra, é habitada; pesquisadores afirmam que os nativos descendem tanto de povos polinésios quanto de sul-americanos.

Ilha Spitsbergen

Longyearbyen, a capital administrativa da ilha

A maior ilha da Noruega tem cerca de 40.000 Km2 e aproximadamente 2.500 habitantes. Geograficamente pertencente ao arquipélago de Svalbard, Spitsbergen está localizada a 830 Km a Leste da Groenlândia e a cerca de 950 Km ao Norte da costa europeia.

A maioria dos habitantes da ilha, naturalmente, são de origem norueguesa, mas há significativa presença russa e ucraniana entre a população local. Spitsbergen é famosa por abrigar, ao pé d’uma montanha, o Svalbard Global Seed Vault, celeiro que conserva sementes de plantas alimentícias de todo o mundo — em caso de uma catástrofe em nível global.

Polo de inacessibilidade da América do Sul

O ponto mais distante da costa sul-americana

O conceito geográfico de polo de inacessibilidade faz referência aos pontos que, em mar ou em terra, distam maximamente da costa. É o caso deste ponto no centro do continente sul-americano, a 1000 Km de Brasília, no Estado do Mato Grosso. O município mais próximo é Arenápolis, a 44 Km do local. Da costa brasileira, num extremo, à costa chilena, no outro, há uma distância igual de 1.512 Km.

Tristão da Cunha

A ilha mais isolada do mundo

Tristão da Cunha, que integra um arquipélago, é, apesar do nome português, um território ultramarino do Reino Unido. A ilha habitada localiza-se ao Sul do arquipélago, que dista cerca de 2.100 Km ao Sul da famosa Ilha de Santa Helena — onde Napoleão Bonaparte finalmente encontrou a morte. Tristão da Cunha tem um formato quase inteiramente circular, e o ponto mais alto da ilha, um cone vulcânico, atinge uma altitude de mais de dois mil metros.


Com informações da Enciclopédia Britânica.


“Na condição silenciosa da minha vida na ilha, onde desejava apenas o que tinha e tinha apenas o que podia desejar”.

Robinson Crusoé

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img