19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

CHINA | Evergrande pode dar calote em credores

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Gigante incorporadora chinesa pode deixar bancos, investidores e fornecedores com um rombo avaliado em centenas de bilhões de dólares

Nesta terça-feira (21) as Bolsas de Valores chinesas e de Hong Kong operaram sob forte aversão ao risco. Mesmo Wall Street demonstrou tensão e deposita agora suas esperanças no governo chinês. O motivo dessa movimentação ‘cautelosa’ é a possibilidade de calote da gigante incorporadora chinesa Evergrande.

Segundo a InfoMoney, na semana passada a 2ª maior incorporadora chinesa informou que talvez não consiga arcar com pagamentos a credores. A dívida da Evergrande está avaliada em US$300 bilhões, a tornando na incorporadora mais endividada do mundo.

Caso não efetue os pagamentos, bancos, investidores e fornecedores podem ficar “a ver navios”, como diz a expressão popular. Isso significaria um rombo digno de ser comparado à quebra do Lehman Brothers, em 2008. Muitos credores possivelmente não conseguirão de recuperar, inclusive em mercados de outros países.

Entre seus investidores, a Evergrande conta com empresas do porte da Allianz, Ashmore e BlackRock. Esse baque afeta não apenas essas grandes empresas, com seus milhares de funcionários, mas também afetar o mercado imobiliário chinês, que registra desaceleração e queda acumulada de 23% neste ano. Este setor representa 28% da economia do país asiático.

Com informações de InfoMoney


A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes

— Adam Smith

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img