Órgão deu aval ao negócio milionário a estatal com o Grupo Atem
Nesta quinta-feira (12), o a Superintendência-Geral do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus (AM), pertencente à Petrobras, para a Ream Participações S.A., do Grupo Atem, segundo o Poder360.
O negócio foi fechado em agosto de 2021, por US$189,5 milhões (R$ 966 milhões), e aguardava o aval do órgão. Um acordo entre o CADE e a Petrobras prevê a venda de oito refinarias, sendo esta a segunda efetivada. A primeira refinaria vendida à iniciativa privada foi a de Mataripe, antes Rlam – Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, e já está em operação.
Confira a lista das seis refinarias que ainda serão vendidas pela Petrobras, para cumprir o acordo com o CADE, assinado em 2019.
- Unidade de Industrialização de Xisto (SIX), no Paraná;
- Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais;
- Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco;
- Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná;
- Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul;
- Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará.
Mesmo com as vendas, a Petrobras se manterá como a maior refinadora do Brasil. A estatal possuirá capacidade de refino de 1,15 milhão de barris de petróleo ao dia (bpd).
Com informações de Poder360 (Via MSN)

A melhor maneira de promover a eficiência no uso de recursos é a concorrência interna e externa Frases de Livre Mercado
— Roberto Campos
Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022