O King Soopers proíbe o porte aberto de armas de fogo desde 2019, segundo o The Denver Post.

Na última segunda-feira (22) o Estados Unidos da América foi palco de um massacre. Ahmad Al Aliwi Alissa é o acusado, que se rendeu no local. Alissa foi ao King Soopers de Boulder, no estado americano do Colorado, onde assassinaria 10 cidadãos, incluindo um policial que entrou em conflito com o assassino, noticiou o The Boston Globe. 

Retrato falado do assassino

Segundo a Reuters, o acusado, Alissa (21 anos), se deslocou 45 km de Denver até ao local do massacre. Ele usou uma AR-15 para efetuar o massacre, informou o jornal britânico Independent

Conforme reportagem da Arab News, Alissa adquiriu o fuzil em 16 de Março deste ano, apenas seis dias antes do massacre na King Soopers. 

‘Armas de Assalto’

O fuzil AR-15 entra na categoria chamada ‘Armas de Assalto’. Assalto significa ataque repentino com uso de força, podendo ou não haver intuito criminoso; por exemplo, se esse ataque repentino (assalto) for usado para rechaçar um ato criminoso, proteger sua família de criminosos etc, há intuito criminoso?

No caso do massacre no Colorado houve óbvio intuito criminoso e 9 das vítimas não tiveram a mínima chance de se defenderem. O policial Eric Talley (51 anos) foi o primeiro a atender ao chamado, entrou em tiroteio com o assassino, mas foi ferido e não resistiu, segundo o ABC 7 Chicago.  

Segundo a ABC News, Talley deixa esposa e sete filhos entre 7 e 20 anos. O pai do policial, Homer Talley (74 anos) disse ao jornal que era um pai devotado “servia ao Senhor”. 

Ele amava sua família mais do que tudo. Ele não tinha medo de morrer. Ele tinha medo de os deixar nessa situação.

– Homer Talley

Suspeito morava em Arvada, Denver

Alissa (foto) morava em Arvada, no estado americano de Denver, há 45 km de distância do King Soopers de Boulder, Colorado. Segundo testemunha, ao se render ele disse: “Desisto, estou nu”, após 30 minutos de tiroteio, segundo noticiou a Revista Época. 

Reportagem do Fox 8 questiona o porquê de Alissa ter percorrido tamanha distância, de um Estado a outro, ao invés de escolher um local mais próximo. 

Segundo o The Denver Post, o King Soopers de Boulder informa aos clientes open carry que não devem levar suas armas de fogo ao supermercado, desde 2019. Open carry é o porte aberto, ou seja, se aplica aos cidadãos que portam suas armas de fogo visivelmente, em locais públicos. 

Essa proibição não impede que cidadãos optem pelo porte oculto, carregando suas armas sem que os demais consigam as ver, porém, praticamente impossibilita o porte de fuzis e outras armas de assalto, que são muito volumosas para manter ocultas. 

Infelizmente, isso não impediu o uso de uma AR-15 pelo criminoso (criminosos respeitam leis ou regras privadas?). Os cidadãos de bem e respeitadores de leis e regras não tiveram a menor chance. 

Senador fala em endurecer verificação de antecedentes

Segundo a KWTX, o Senador Ted Cruz (Republicano), do Texas, discursou sobre o endurecimento da verificação de antecedentes para compra de armas de fogo por cidadãos, para evitar que fugitivos, criminosos e pessoas com deficiências mentais tenham acesso a compra legal de armas de fogo. 

Teremos como alvo os bandidos, os criminosos, os fugitivos, aqueles com doenças mentais. Vamos colocá-los na prisão, vamos impedi-los de pegar armas, não vamos usar como bodes expiatórios cidadãos inocentes que cumprem a lei e não vamos mirar seus direitos constitucionais.

– Ted Cruz, Senador pelo Texas.

Em 2013, o Senador tentou aprovar esse mesmo projeto de lei, mas foi obstruído pelos Democratas. O projeto não impede a aquisição ilegal de armas de fogo. 

Joe Biden quer banir as ‘armas de assalto’

O presidente Joe Biden (Democrata) afirmou que ordenará que hasteiem a bandeira nacional em homenagem às vítimas desse massacre. 

Biden também afirmou que discutirá com o Congresso para banir as armas de assalto, como o AR-15 semiautomático utilizado no massacre, segundo o Wall Street Journal.

Doente mental?

A família do Sr. Alissa disse aos investigadores que acreditava que ele estava mentalmente doente e às vezes tinha a ilusão de que as pessoas o estavam seguindo ou perseguindo, revelou a reportagem do Independent.

Com informações do Wall Street Journal, Independent, Reuters, The Boston Globe, KWTX, The Denver Post, FOX 8, ABC News, ABC 7 Chicago, Revista Época e Arab News.


Qualquer sociedade que renuncie um pouco da sua liberdade para ter um pouco mais de segurança,não merece nem uma,nem outra, e acabará por perder ambas.

– Benjamin Franklin

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar