21.9 C
São Paulo
domingo, 28 novembro, 2021

AFEGANISTÃO | Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em Kunduz

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Grupos terroristas EI e Talibã são inimigos declarados. Atentado ocorreu um dia antes de reunião com comitiva do governo dos EUA, em Doha, Catar

Na sexta-feira (8) um muçulmano da minoria étnica Uygur atacou uma mesquita xiita em Kunduz, no Afeganistão. O homem-bomba seria membro do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que reivindicou a autoria do atentado.

Segundo a AFP, esse foi o ataque mais mortal realizado no Afeganistão após a retirada das tropas americana, em 30 de agosto deste ano. Ao menos 55 pessoas morreram, contudo, de acordo com o GZH, o saldo final pode ultrapassar 100 mortos.

Esse atentado seria uma nova ofensiva do EI contra Talibã, pois, os grupos terroristas são inimigos. O EI deseja tomar o poder no país, mesmo após o golpe de 15 de agosto de 2021, no qual o Talibã tomou o poder.

Reunião com comitiva do governo dos EUA

Neste sábado (9), em Doha, no Catar, o Talibã participou de uma reunião com representantes do governo dos Estados Unidos da América (EUA), chefiados por Tom West, representante especial para a Reconciliação do Afeganistão, e Sarah Charles, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Foi a primeira reunião entre representantes desses governos após o golpe do grupo terrorista. Contudo, o Departamento de Estado dos EUA informou que isso não significa que tenham reconhecido o regime dp Talibã no Afeganistão.

Com informações de AFP e GZH


O ódio é a vingança do covarde

— George Bernard Shaw

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img