Não houve anúncio de agravamento do Lockdown

Nesta quarta-feira (10) o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), realizou sua 186ª coletiva de imprensa. 

João Dória iniciou falando sobre médicos do Centro de Contingência e cientistas que contribuem com os veículos de comunicação, que teriam detectado várias causas possíveis para o “desastre nacional”. Nomes não foram citados. 

Segundo João Dória, o desastre é culpa do Governo Federal, que teria dificultado a vacinação com a Coronavac e condenou o tratamento precoce com Ivermectina e Cloroquina. 

O Brasil está se tornando um pária no mundo

– João Dória, Governador de São Paulo

Hospitais e Leitos

Os hospitais estariam lotados devido a necessidade de maior tempo de internação para casos de Covid-19. Fazendo apelo ao isolamento social e afirmou que só a vacinação pode evitar a piora da pandemia. 

Segundo João Dória, enfermeiros e médicos de hospitais de Manaus (AM) tiveram que escolher quem viveria e quem morreria. 

Serão abertos 338 novos leitos, sendo 167 de UTI. Hospitais filantrópicos, municipais e estaduais participarão da nova campanha. Em duas semanas o Governador anunciou 1118 novos leitos. 

Segundo o Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn (foto), 82% dos leitos de UTI estão ocupados, com média de 130 admissões de pacientes em leitos (enfermaria e UTI) por dia. 

São 2.149.561 de casos e 62.570 óbitos por Covid-19 no Estado de São Paulo. O governo espera entregar 9.200 leitos de UTI no SUS e 15 Hospitais de Campanha até abril deste ano. 

Vacinação

O Governador afirmou que de cada dez vacinas aplicadas no Brasil, nove são do Instituto Butantã (Coronavac), produzido através de contrato – mantido em sigilo – com o laboratório chinês Sinovac. A fonte dessa informação não foi citada. 

Idosos entre 75 e 76 anos serão vacinados a partir de 15 de março, enquanto os idosos entre 72 e 74 anos serão vacinados a partir de 22 de março. O Governador pediu para os idosos não irem todos numa única manhã. 

Ainda segundo João Dória, pesquisa feita pelo fabricante e fornecedor da Coronavac – Instituto Butantã – teria identificado eficácia da vacina contra as novas Cepas da Covid-19. O nome da pesquisa e os cientistas e médicos responsáveis não foram informados. 

Acusação contra o Governo Federal

João Dória acusou o Governo Federal de desrespeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a reabilitação de leitos de UTI no Estado de São Paulo. Segundo o Governador há 13% de leitos do Governo Federal no Sistema Único de Saúde, em São Paulo. 

Dória afirma que o Governo Federal desrespeita a decisão da juíza Rosa Weber (STF) ao não estar com 100% dos leitos habilitados no SUS, no Estado de São Paulo.  

A decisão da juíza ocorreu em 28 de fevereiro de 2021; há 10 dias. O Ministério da Saúde (MS) negou a acusação de desativação de leitos e informou que os pagamentos continuam normalmente e sob demanda e responsabilidade dos governadores, conforme noticiou o Portal G1.

Agravamento do Lockdown

Há a expectativa de aumento das restrições do Lockdown imposto por João Dória. Porém, até o momento, não houve qualquer anúncio nesse sentido. 

Segundo o Valor Econômico, se espera o anúncio de fechamento de Igrejas, Templos e outros locais sagrados religiosos, além de restringir horários de supermercados, concentrando o atendimento em menor faixa horária. 

A expectativa também foi noticiada pela Revista Esmeril

Com informações da Coletiva de Imprensa do Governador de São Paulo (transmissão da TV Cultura), do Portal G1, da Valor Econômico e Revista Esmeril

fim

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar