Economize tempo no preparo dos alimentos, sem perder a qualidade

Para algumas pessoas não tem nada melhor do que preparar suas receitas e impressionar a família e os amigos com seus dotes culinários. E como estão sempre inventando e reinventando, o que não pode faltar na arte da cozinha são truques para facilitar e aprimorar as receitas. Com alguns truques dá até para ganhar um tempinho extra.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar:

Arroz soltinho

Quem nunca desejou preparar aquele arroz soltinho, que atire a primeira pedra. E, por incrível que pareça, não é tão difícil; basta adicionar algumas gotas de limão na água do arroz.

Ex: uma colher de sobremesa para duas xícaras de arroz é mais que suficiente.

A acidez do limão ainda deixará o arroz mais branquinho.

Deixe a carne descansar antes de cortá la

Depois de assar ou grelhar um bife, sempre deixe-o descansando por alguns minutos antes de cortar. Conforme a carne esfrie, o “suco” da carne é reabsorvido e não escorre tanto ao cortar e isso a deixará mais suculenta.

Coloque papel alumínio sobre a carne assim que tirar da frigideira, churrasqueira etc, para que não esfrie demais. Deixe o bife descansando em temperatura ambiente por alguns minutos.

Se o bife for bem grosso, pode descansar por uns dez minutos, se for fino, pode ser um pouco menos. A dica também pode ser usada em carnes assadas e em churrascos.

Dê preferência a tábua de cortar de madeira

A maioria das pessoas usa tábuas de aço inoxidável ou de plástico por questões de higiene, mas de acordo com Zoe Laughlin, do Institute of Making, a melhor tábua de corte é a de madeira. Apesar de não ter propriedades antimicrobianas é um dos piores ambientes para bactérias, em um longo período de tempo.

Tudo isso por conta do seu material poroso que absorve a umidade da superfície, secando a tábua mais rápido e prevenindo o crescimento das bactérias. Além disso, a tábua de madeira não estraga o corte da faca.

Zoe também aconselha a tomar cuidado com tábuas de plástico por conta da umidade e bactérias que se alojam em suas marcas de corte na superfície.

Outra dica: tenha mais de uma tábua; uma para cortar carne e peixe crus e outra para vegetais e outros alimentos.

Carne mais macia

O truque é usado por restaurantes chineses, para manter as carnes sempre macias e suculentas. Passe um pouco de fermento em pó ou bicarbonato de sódio na carne e deixe agir por algum tempo (recomenda-se de 2 à 4 horas). Depois, lave bem para retirar o produto e tempere como de costume.

Cortar um bolo ou torta perfeitamente

Não é nada fácil conseguir cortar um bolo ou uma torta perfeitamente, sem que a faca grude. Nesse truque você vai esquentar a lâmina em água quente por alguns segundos e em seguida vai cortar com facilidade e o pedaço sairá inteirinho e perfeito.

Descongelamento rápido

Um truque rápido e prático para descongelar pedaços de carne com mais facilidade é colocar os pedaços em uma vasilha com água e algumas gotas de vinagre. A acidez presente no vinagre acelera o descongelamento da carne.

Descascar alho fácil e rápido

O truque é bem velho, mas bastante usado por vários chefs profissionais.

Ao invés de descascar os dentes de alho um por um, coloque eles deitados na tábua e amasse-os com a lateral de uma faca grande de picar. A casca vai sair perfeitamente e o alho já vai estar amassado, depois é só juntar os dentes e picar.

Não cozinhe o macarrão junto ao óleo

É mito que jogar óleo na água de cozimento do macarrão o deixará soltinho. O truque é ineficiente, a gordura formará uma camada em torno da massa e impedirá a absorção do molho. Além disso, o seu macarrão ficará menos saboroso.

O segredo do macarrão soltinho é que a quantidade de água seja suficiente para a quantidade de macarrão. O ideal é usar no mínimo um litro de água para cada 100 g de macarrão, mexendo sempre durante o cozimento, sem deixar cozinhar demais.

Para saber se está no ponto, tire um pedacinho do macarrão para ver se está seco e para ficar ‘al dente’, retire quando ainda tiver um pontinho de massa seca.

Recuperando o molho queimado

Tem como recuperar o seu molho queimado. Então, assim que perceber que queimou, despeje o que sobrou do molho em outra panela, adicione uma pitada de açúcar e leve para cozinhar mais um pouco. Esse truque promete eliminar o cheiro e o gosto de queimado do molho.

Retire a pele do tomate

Faça um corte em formato de “X” na parte inferior da fruta. Mergulhe o tomate em água fervente por 10 segundos. Espere esfriar e tire a casca que vai se soltar facilmente.

Assado por fora e cru por dentro tem salvação

Quando perceber que a receita (massas, bolos, carnes etc) que está assando ainda está cru por dentro, mas assado por fora, cubra a forma com papel alumínio. O processo vai cozinhar a comida por dentro e não deixará que a parte de cima queime.

Deixe algumas frutas e legumes na água com limão para não escurecerem

Algumas frutas e legumes ( como maçã, abacate, beringela etc) escurecem rapidamente após serem cortadas, se não forem consumidas em seguida.

Evite o escurecimento deixando as frutas ou legumes descansando na água com limão, cujas propriedades impedirão a oxidação, causadora do aspecto envelhecido.


A economia por si só é uma grande fonte de receitas.

– Sêneca

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :